DISTRITO NBHA RORAIMA
Entrevista realizada com a Vice-Presidente Juliana Abreu Weisheimer que além de competidora do esporte Três Tambores, é estudante de Engenharia Civil na Universidade Federal de Roraima. A Vice-Presidente Juliana fala sobre a trajetória do Distrito de Roraima e sobre a Presidente da NBHA Roraima Adriana Casselli de Abreu que além de administrar seu Distrito é Médica Pediatra Neonatologista. A família da Presidente Adriana é paranaense, que sempre tiveram cavalos e morava em fazenda, mas em 2009 foi quando se mudaram para o estado de Roraima, onde conheceram o esporte de Três Tambores. Então em 2010 eles começaram a praticar o esporte e se vinculando a ele cada vez mais.
O Distrito de Roraima surgiu no início de 2016, o princípio se deu quando um grupo de amigos da Presidente Adriana e da Vice-Presidente Juliana, foram competir no estado de Amazonas, foi lá que conheceram o Presidente da NBHA Amazonas que sugeriu criar o Distrito NBHA Roraima.
Assim o Presidente da NBHA Amazonas pediu um nome e um contato para indicar a pessoa que seria responsável pelo Distrito. A NBHA Brazil, que entrou em contato com Adriana fazendo dela a Presidente do Distrito NBHA Roraima. No mesmo ano o Distrito realizou uma prova para enviar a primeira dupla representante, isso tudo aconteceu muito rápido que num piscar de olhos o estado de Roraima já estaria competindo na Copa dos Estados, em São Paulo.
Desde a criação da NBHA o esporte no estado de Roraima de Três Tambores, vem crescendo bastante desde a primeira participação na Copa dos Estados, o Distrito sempre ficou no Top 10 da colocação dos estados. Apesar de ser um estado pequeno tem muitas pessoas apaixonadas pelo cavalo, e o esporte de Vaquejada aqui no estado é muito forte, assim como o Prado (corrida de cavalo). Os Três Tambores até o ano de 2010 era um esporte muito praticado, foi quando no ano de 2014 ele começou a enfraquecer, diminuindo o número de competidores. No entanto com a chegada da NBHA Roraima em 2016 o esporte alavancou novamente e com isso trazendo a volta dos competidos e também o surgimento de novos.
Com o Distrito ativo o esporte do estado tem crescido bastante e durante esses anos Roraima conseguiu mandar cinco duplas para representar na Copa dos Estados e também para competir no Festival Jovem.
As pistas em Roraima são mais pesadas, porque seu revestimento é de areia, não possui a mesma estrutura que as pistas de São Paulo, mas mesmo com as diferenças conseguimos suprir e realizar os campeonatos com sucesso.
O estado também já enviou animais para competir nas pistas de São Paulo, e esses animais tiveram um ótimo desempenho nas competições, provando que mesmo em um estado pequeno temos animais e competidores que chegam ao nível nacional.
Segundo a Vice-Presidente Juliana “o primeiro animal que representou Roraima foi Maximus Zorrero, que foi criado na propriedade da Presidente Adriana. Em 2017 o animal foi competir no Nacional da ABQM – Potro do Futuro, na época ele era potro e Maximus Zorrero ficou em 8º Lugar no cavalo da categoria e fez o tempo de 17.170 segundos. Desde então alavancou o esporte dos Três Tambores em Roraima e mostrou que aqui tem muitos animais e competidores bons e de alto nível competitivo.”
FALANDO SOBRE O CAMPEONATO
No ano passado a competidora Juliana Abreu Weisheimer – que já representou o estado duas vezes – e o competidor Arlan dos Reis foram a dupla de ganhadores Reservados Campeões da Copa dos Estados.
“De dois anos para cá eu comecei a ficar mais à frente na realização dos campeonatos que já tiveram, neste ano principalmente. O campeonato deste ano foi um dos mais disputados, porque tivemos um bom número de pessoas novas participando e também a aparição de novos cavalos nas pistas. Foi um campeonato importante para o nosso estado, porque tivemos nossa quebra de recorde estadual depois de quase 4 anos. Então esse ano sobre o campeonato que realizamos a última etapa no sábado (09/04/2022) onde foi decidido os campeões e os representantes da Copa dos Estados e da seletiva Jovem. Nós vamos enviar duas duplas da seletiva Jovem e uma dupla para a Copa dos Estados, os competidores são Arlan dos Reis, Loren Figueiredo que foi campeã do Feminino, Luiz Henrique Sanz, Pedro Henrique Rodrigues, Carolina Schuh e o Julio César Casselli que foi quem bateu o recorde do estado na primeira etapa” diz a Vice-Presidente Juliana.