sexta-feira, janeiro 17

Paraequestre

Partindo da modalidade de Três Tambores, foi criada uma competição, dentro de um conceito de inclusão social, para que a prática do esporte hípico de Três Tambores seja uma ferramenta possível e adaptada para que o praticante de Equoterapia possa redescobrir a vida de uma forma ampla e global, dentro dos seus limites clínicos, mas ganhando assim independência e aprendendo a confiar em outras pessoas que não seja apenas seus familiares. A modalidade de Três Tambores voltada para pessoas com deficiência física e mental é realizada de maneira festiva onde a busca por resultados vão muito além do pódio ou de participações com altas performance, afinal o objetivo maior é despertar nos praticantes de Equoterapia o desejo pela sua evolução clínica e a interação com outras pessoas em um ambiente familiar.

O QUE É EQUOTERAPIA E PERFIL DOS CENTROS DE TREINAMENTO

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo, as técnicas de equitação e as práticas equestres, dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência físicas, intelectuais e social. A ANDE-Brasil é a Associação regulamentada para a prática da Equoterapia, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, que filia um Centro dentro das normas possíveis para que tenham o benefício do uso da nomenclatura “Equoterapia” com Certificado de aprovação para iniciação dos serviços a serem prestados.

Um centro de Equoterapia precisa ser capacitado para o atendimento às pessoas com deficiência, síndromes e transtornos. As adaptações são necessárias para a acessibilidade, como a infraestrutura, porém a organização e profissionais especializados também fazem parte do embasamento de todo o aspecto para melhor acolhimento e funcionamento com qualidade para receber os praticantes.

Os animais devem ser devidamente treinados para a montaria e a aceitação de materiais equestres adaptados, pedagógicos e fisioterapêuticos, além de equipamentos para a equitação e equoterapia.

Para as pessoas com deficiência, síndromes ou transtornos que avançam para o Paraesportivo dos Três Tambores, precisam ter indicação do médico e treinamento com fundamentação técnica com o instrutor capacitado e o animal treinado para a modalidade, uma vez que os Três Tambores é um esporte de agilidade e que exige habilidade do atleta Paraesportivo. 

Os equipamentos de segurança são fundamentais para o atleta paraesportivo, animal e equipe para que o esporte proporcione qualidade.

É importante que o centro de treinamento respeite a condição de fundamentação técnica do seu atleta de forma a inserção no seu nível de categoria não pulando etapas porque o esporte precisa ser prazeroso e seguro.

PERFIL DO CAVALO

Os cavalos da Equoterapia, devem ser selecionados e treinados para darem aos praticantes o máximo das sensações e benefícios de que necessitam, a conformação do animal deve ser levada em consideração, pois nos dá uma gama variadíssima de opções e nos faz decidir pelo animal adequado para cada praticante. Tem que ser extremamente dócil, de preferência domado, tolerando toques, movimentos bruscos, fortes e leves por todo o corpo, aceitando objetos arremessados em sua direção, objetos em movimentos ao seu redor, sob seu dorso e barulhos no ambiente de trabalho. Não há descriminação de raças, levando em consideração a sua conformação, movimentação e temperamento, assim como a saúde do animal. O cavalo em treinamento na área Paraesportiva tem que ser treinado para as atividades com boas resposta aos comandos do cavaleiro e praticante, respeitando sempre as limitações de cada atleta.

PERFIL DO CAVALEIRO

Necessita ter controle de tronco, quadril, equilíbrio para se manter em cima do cavalo ao passo, trote e galope, ter o cognitivo preservado para entender a atividade esportiva que está sendo realizada, para se obter um resultado de crescimento e satisfatório na área do esporte. Porém somente atinge esse nível de esporte aquele que mantém mobilidade reduzida com a devida autorização médica, e avaliação dos profissionais envolvidos nessa modalidade Paraesportiva, respeitando a categoria em que se encontram A), B) e C, dentro dos níveis I, II e III, na classe I praticantes em iniciação que são conduzidos pelo instrutor de equitação com 2 profissionais na lateral, na classe II alguns praticantes que conseguem manter o equilíbrio ao passo e ao trote e na classe III praticantes que consigam manter o equilíbrio ao trote e ao galope, conforme Regulamento dos Três Tambores Paraesportivo, criado pela NBHA.

DIRETORIA DA CATEGORIA PARAESPORTIVO

beth melani paraequestre
Diretora Geral da NBHA
ELIZABETH MONTEIRO MELANI

Gestora da Associação de Equoterapia Educacional Texas Ranch
Sócia e Coordenadora na implantação da Equoterapia na Hípica Manège de Alphaville
Responsável na área de Educação e Saúde na execução dos serviços de Equoterapia prestados para a Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra.
Formada em Administração de Empresa, pela Universidade Mackenzie
Certificada e filiada em Equoterapia pela Ande Brasil
Certificada pela Associação Italiana de Reabilitação Equestre – ANIRE
Certificada em Horsemanship Internacional em 2016 pela Universidade do Cavalo UC

dudu paraequestre
Diretor de Esporte na NBHA
EDUARDO CATILHO MAMONO

Instrutor de Equitação na Equoterapia Walking
Gestor da Hípica Recanto Guarapiranha
Terceiro grau completo
Formação em Curso Básico de Equoterapia pela ANDE BRASIL
Formação em Instrutor de Equitação e Equitação Especial pela Cavalaria Dragões da Real em Brasília.
Certificado Curso Pet Terapia na GATI EQUOTERAPIA
Certificado no Curso de Ferrageamento e Casqueamento com HELBERT BAIRON

Iniciou em Equoterapia em 1997, pois desde criança sempre teve contato com cavalos, sendo que no estabelecimento do seu pai, foi montado uma Equoterapia por um Fisioterapeuta e o mesmo convidou a fazer parte da equipe e assim, permanece até os dias de hoje.
2ª Conselheira na NBHA
ANDREA RIBEIRO

Gestora do Centro de Equoterapia Walking
Formação em Fonoaudióloga pela Universidade São Camilo– CRFa 6614
Certificada no Curso Básico em Equoterapia pela Ande Brasil
Especialização em Motricidade
Fonoaudióloga Oral

Trabalho em Equoterapia desde 1999, o interesse pela Equo surgiu através de uma colega que já atuava na área, e me convidou a conhecer o trabalho.
Iniciei na Equoterapia e comecei a perceber que os resultados eram mais rápidos que na terapia clínica.

Eliane paraequestre
Coordenadora da NBHA
ELIANE CRISTINA BAATSCH

Coordenadora da Hípica Santa Terezinha
Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Carapicuíba
Especialista em Deficiência Múltipla
Formação em Pedagoga
Formação em Psicopedagoga 
Instrutora de Equitação Terapêutica
Instrutora de Equitação Clássica
Instrutora de Volteio Terapêutico
Instrutora de Equitação para Equoterapia

Coordenadora da Hípica Santa Terezinha
Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Carapicuíba
Especialista em Deficiência Múltipla
Formação em Pedagoga
Formação em Psicopedagoga 
Instrutora de Equitação Terapêutica
Instrutora de Equitação Clássica
Instrutora de Volteio Terapêutico
Instrutora de Equitação para Equoterapia

sergio paraequestre
1º Conselheiro na NBHA
SERGIO JOSÉ MELANI

Formado pelo Sindicato do Corretores SINCOR
Empresário e Proprietário da Corretora de Seguros “Melani Coretora de Seguros Ltda”
Certificado em formação de Iniciação em Potros pelo Haras Guancan
Certificado em Doma Racional pelos treinadores EDNO ROSA DA COSTA e pelo JOÃO REZENDE SOBRINHO em 2002 E 2003
Certificado em Rédeas, Embocaduras e Controle de Cavalos pela Universidade do Cavalo – UC em 2012
Certificado em Horsemanship Internacional em 2013 e 2016 realizado na Universidade do Cavalo – UC

Iniciamos no ramo de cavalos há 26 anos, tendo como mestre hoje o Presidente Abelardo Peixoto, onde vivenciamos e aprendemos tudo sobre cavalos, desde os cuidados, saúde e montaria.
Chegamos na área da Equoterapia, após passarmos por grandes dificuldades e mesmo assim mantivemos os cavalos que na época eram 5, acreditamos que mediante toda essa situação, Deus nos deu a oportunidade de utilizarmos nossos animais em prol de ajudarmos os mais carentes e necessitados com deficiências físicas e com necessidades especiais como aprendizado de vida e inclusão social, onde mantemos a Equoterapia há 12 anos, nos tornando um ser humano mais acolhedor, generoso e ajudando o próximo.

Copyright © Todos Direitos Reservados NBHA BRAZIL | Criado Por Guilherme Bais.