Nos dias 16 e 17 de outubro na cidade de Hengshui (província de Hebei), acontece o 2019 ZWU WORLD CUP BARREL RACING CHAMPIONSHIP (CAMPEONATO MUNDIAL DE 3 TAMBORES WBHA), e contará com a participação de 17 países, são eles: Brasil, Argentina, Uruguai, México, Paraguai, Alemanha, França, Bélgica, República Tcheca, Canadá, EUA, Austrália, Chile, Reino Unido, Nova Zelândia, Venezuela e China.
Os representantes brasileiros para 2019 ZWU WORLD CUP BARREL RACING CHAMPIONSHIP é a dupla formada por Michele Fabíola Holetz e Joel Munhoz Machado, são representantes do distrito NBHA de Santa Catarina e ficaram em 3º lugar no 7º Campeonato Brasileiro de 3 Tambores CBH/NBHA, competição que classifica para as competições internacionais homologadas e organizadas pela NBHA/WBHA. A dupla substituiu os campeões e os reservados campeões brasileiros que não tinham disponibilidade para participar do evento, então o convite foi feito a dupla catarinense, que de pronto aceitou.
Não é a primeira vez que a delegação Brasileira atravessa o oceano Atlântico para disseminar o esporte de 3 Tambores, no ano de 2008 a NBHA BRAZIL fez seu primeiro contato com a China, fazendo as primeiras apresentações do esporte por lá.
Em 2013 a China sediou pela primeira vez o IBHF WORLD CUP em Yinchuan, o campeonato contou com a participação de 22 países, incluindo o Brasil que trouxe para casa o título de campeão mundial através do excelente desempenho da dupla Matheus Machado Costa e Bruna Tedesco Cordelini.
No ano de 2014, o Brasil foi representado pela dupla feminina formada pelas competidores Gessyca Moraes e Bruna Tedesco Cordelini, no Mundial que aconteceu em Xangai (China) e trouxeram para casa o título de reservado campeão.
Em 2017 o campeonato mundial de 3 Tambores da China, o então IBHF WORLD CUP, passou a ser chamado de ZWU WORLD CUP BARREL RACING CHAMPIONSHIP e foi realizado na cidade chinesa de Yinchuan, o Brasil conquistou o titulo de reservado campeão com a dupla formada pelos competidores Hugo Ribeiro e Bruna Tedesco Cordelini.
No ano passado, a delegação foi formada pela dupla Matheus Machado Costa e Hugo Ribeiro que participaram do mundial realizado na cidade chinessa de Qingdao e conquistaram o 3º lugar numa disputa acirradíssima. Esse ano, como todas as demais participações brasileiras, a equipe de competidores será acompanhada pelo presidente da NBHA BRAZIL, Abelardo Itamar Peixoto. – “É uma grande satisfação participar de mais uma competição internacional para fomento e disseminação da pratica do esporte de 3 Tambores, sem dúvidas que é passo muito grande, levando em conta a boa campanha que os brasileiros fizeram nos últimos anos.” – disse o presidente da entidade.
As competições do dia 16 e 17 de outubro, serão transmitidas e a NBHA BRAZIL, disponibilizará o link no nosso site, venha torcer com a gente.
CONHEÇA MAIS SOBRE TIME BRAZIL
JOEL MUNHOZ MACHADO
Em uma região onde o esporte de laço comprido era predominante, nasce um apaixonado pelo esporte de 3 Tambores, a história do treinador e atleta de 3 Tambores Joel Munhoz Machado, se confunde com a história do esporte na região de Santa de Catarina. O jovem treinador de 32 anos, casado e responsável pelo treinamento da tropa do Centro de Treinamento Recanto Machado já coleciona vários títulos importantes no esporte e esse ano subiu ao pódio na premiação máxima do esporte equestre no Brasil o PREMIO BRASIL HIPISMO, premiação organizada pela CBH – Confederação Brasileira de Hipismo, que reúne os melhores competidores de todos os esportes equestre homologados pela entidade anualmente, os competidores são ranqueados através das competições homologadas e realizadas NBHA BRAZIL.
Joel, vem realizando um trabalho de fomento do esporte no estado catarinense, através da NBHA SC, – “Acredito que o esporte está crescendo muito, e que os investimentos em qualidade genética é um ponto forte, mas precisamos focar em levar o esporte para regiões que ainda não praticam e esse é o trabalho mais difícil, mas isso me impulsiona, porque se não tem o esporte na região é sinal que há possíveis competidores e assim começamos o trabalho de fomento.” – salienta Joel.
Com uma carreira em ascensão, a maior conquista foi adquirir o seu próprio centro de treinamento e tem como objetivo não parar os trabalhos para se efetivar como um centro referência em aulas de equitação e treinamento de cavalos para o esporte de 3 Tambores.
MICHELE FABÍOLA HOLETZ
Do hobby de finais de semana para uma profissão. Foi assim que começou a carreira da representante brasileira no Mundial da China 2019. Michele, monta desde os 4 anos de idade, sempre teve contato com cavalos e passou a infância e adolescência ao lados dos cavalos, mas foi o acaso que a levou para o esporte de 3 Tambores. Um dia quando montava no centro de treinamento que começou, seu treinador questionou se ela não gostaria de montar um determinado cavalo e participar da prova com ele. Como ela adora um desafio de pronto aceitou e nessa primeira participação na categoria feminina conquistou o título de reservada campeã. Aquela vitória foi o estopim para começar a se dedicar ao esporte. Mesmo com todas as dificuldades do início ela não desistiu, – “No começo a minha maior dificuldade era encontrar pessoas dispostas a ensinar técnicas para que eu pudesse me aperfeiçoar no esporte, na minha região não tinha onde buscar esse conhecimento e mesmo quando participava de cursos em casa não tinha quem me corrigia, desde que comecei no esporte não tive mais treinador, então sempre tive que ter a sensibilidade para observar e corrigir eu mesma minhas falhas no treinamento dos meus animais.” – enfatiza Michele
Mesmo com muitas vitórias, a falta de patrocínio, a distâncias das competições e entre outros percalços dentro do esporte já levaram a competidora ao limite, ao limite de querer parar de competir, mas como todo bom brasileiro que não desiste nunca, Michele, tentou ainda mais uma vez, em uma prova da Super Semana do Tambor, incentivada por amigos e depois de muita pressão para ela participasse da Super Semana do Tambor, ela ouviu a torcida e acabou participando de mais uma competição, mesmo com todas as adversidades, participou, ganhou e ali encontrou forças para continuar no esporte e trabalhando pelo esporte. – “Posso dizer que minhas maiores conquistas são as etapas da NBHA SC e o 7º Campeonato Brasileiro de 3 Tambores CBH/NBHA, que me habilitou para a competição internacional na China esse ano.”
Você está convocado para torcer com a gente pelo nosso time no Mundial na China. Tira a camiseta verde e amarela do armário e acompanhe o desempenho da nossa dupla no campeonato, junto a família, os amigos e participe da grande festa da família do Tambor na China.