sexta-feira, janeiro 17

5ª EDIÇÃO HALL DA FAMA NBHA 2024

Neste ano recebemos homenageados que trouxeram muitas memórias e que puderam recontar suas histórias no meio do cavalo. O quadro Hall da Fama NBHA trás muitas lembranças e fazem desta lembrança um marco para as pessoas que estão ingressando no esporte e no meio equestre.
São Lendas que devem serem lembradas, serem contadas e serem passadas a diante.

Mulher de Fibra – Sandra Leonor Pereira da Silva Navarro

Foto: Sandra Navarro e Keys To The Moon.

A homenageada desta edição é a Mulher de Fibra Sandra Navarro, uma mulher visionária, forte e resiliente, que fez seus ideais serem realizados e conquistados, levando o Think A Mite Ranch a ser reconhecido e renomado no meio equestre.

O Think A Mite Ranch nasceu em 1990, onde Sandra e Jayme Navarro, começaram o Rancho com Matrizes meio-sangue e puras. Mas foi em 1990 que deram um impulso em sua criação com aquisição de 33 Matrizes e 3 Garanhões (Keys To The Moon, Sandstorm Pep e Freckles Nevada) importados dos Estados Unidos pelo Antônio José Rossi Junqueira Vilela.

Era um VERDADEIRO PATRIMÔNIO GENÉTICO, aliando habilidade e beleza em sua conformação. A escolha deles se deu com muito critério dentro das principais famílias, sendo ganhadoras ou produtoras e descendentes direta dos pilares da Raça (algumas linhagens já eram raras na época).

Esse grande investimento em genética levou o Rancho a investir também em tecnologia, equipamentos, construções e manejo. Buscando profissionais para capacitação, treinamento e acompanhamento da mão de obra e com isto, recebendo visitas e cursos importantes de treinadores do Brasil e dos Estados Unidos, como a renomada treinadora norte-americana Joyce Loomis, que residiu no Rancho por 6 meses, intensificando o serviço de doma, o básico de rédeas, treinamento dos Três Tambores e pontuando no que era necessário melhorar.

Com tudo isso, veio a responsabilidade maior, a de acompanhar esta engrenagem de perto diariamente, o que Sandra Navarro fazia com todo prazer, em estar a frente dos cavalos, acompanhando-os em todas as suas fases, desde os estudos para os cruzamentos junto com o treinador Décio Rodrigues – com quem trabalhou por 20 anos – e vivenciando-os diuturnamente, levando-os para as pistas de competição e pontuando nas diversas modalidades de trabalho como: Laço Cabeça, Laço Pé, Laço em Dupla, Laço Comprido, Laço Individual, Ranch Sorting, Rédeas, Seis Balizas, Três Tambores, Team Penning, Working Cow Horse e Vaquejada, assim foram produzidos os campeões e escrevendo a história do Think A Mite Ranch, sob o comando de Sandra Navarro.

O Rancho encerrou suas atividades em 2018, mas sempre será reverenciado como a casa do Keys To The Moon e da Sandra Navarro, que pelo dom de viver cavalos, em seu olhar e em seus pensamentos se conectam em uma ligação forte, especial, dita de alma, nesta intrínseca ligação com os cavalos, formou animais de alta genética, resultando animais muito pontuados e reconhecidos nas modalidades de trabalho.

Keys To The Moon faleceu em 15 de março de 2021, “há muito o que dizer sobre ele, como também há muito para agradecê-lo e parabenizá-lo. Nesta data, 35 anos de idade são contados, porém, ele já está eternizado no Hall da Fama da ABQM. Mas sei que o maior presente que ele já ganhou, é ser eternizado no meu coração e de milhares de quartistas do Brasil a fora” diz Sandra Navarro em uma entrevista realizada pela Portal Cavalus, em 2021. (colocar link)

Entrevistada pelo Canal Rural, no episódio Os Tesouros da Matriarca, “apresentou o episódio com a carismática e empreendedora Sandra Navaro, que conquistou espaço privilegiado no seleto grupo dos maiores criadores de cavalo Quarto de Milha, no Brasil. O contato com os animais e a criação profissional era um sonho de menina para ela. O trabalho foi árduo e a conquista marcada como reflexo de sua persistência para mostrar a forças das mulheres no agronegócio no país”. (colocar link)

Seu amor profundo por cavalos e sua dedicação em fomentar a Raça Quarto de Milha levou-a ser homenageada no 9º Hall da Fama ABQM, em 2019. Foram 30 anos trabalhando com a criação e produzindo genéticas muito requisitadas e reconhecidas por todo o mercado equestre. A sua “Arte de criar cavalos, sua história de vida” é lembrada e relembrada, com muito carinho.

NBHA BRAZIL: Nos conte o que gostaria de passar para as pessoas que vivem os dias atuais no Universo do Cavalo.

Para Sandra Navarro:

“Para os que estão na atividade com cavalos, tenho a dizer que, estejam convictos do vosso objetivo, conscientes do ânus que a atividade vos trará e da vossa intenção de realizar vossas tarefas buscando sempre a perfeição. O cavalo é o mais NOBRE dentre os animais, apresenta em seu porte a majestade de ser imponente, se exibe como um bailarino nato, se doa com muita humildade ao comando de seu tutor.”

“Executem o ensinamento a eles, com simplicidade, para sua melhor compreensão, mas respeite os seus limites, cada ser é único, dê a todos a chance de serem campeões e eles se mostrarão.”

“Ao cavalo devo muito do que tenho e do que vivi a eles todo meu respeito e admiração, com a consciência de ter compartilhado com eles as alegrias e os sucessos em sua plenitude.”

NBHA BRAZIL: Como se sente ao ser escolhida como homenageada pela NBHA BRAZIL, no quadro do Hall da Fama NBHA?

“Obrigada Senhor por ter me proporcionado viver esta sensação maravilhosa de ser homenageada pelo meu trabalho com cavalos e no Hall da Fama NBHA BRAZIL.”

“Ser eternizada na NBHA BRAZIL é muito mais que uma honra, beira ao êxtase de alegria e gratidão. E por mais este feito, registrado em minha trajetória reforço e renovo que o trabalho é sagrado a vida, ele lápida, dignifica e diferencia o homem e o crava na história que cada um escreveu. Me orgulho muito pelo reconhecimento desta Diretoria ao Meu.”

“Com Gratidão eterna, Sandra Navarro.”

Quem conhece Sandra, desperta um afeto sobre a sua história, por sua simplicidade, carisma, pela sua força e pelos seus projetos de vida. Para quem vai e vem, Sandra Navarro sempre será a Matriarca do Think A Mite Ranch e proprietária do Keys To The Moon.

Homenageada da 5ª Edição Hall da Fama NBHA, Sandra Leonor Pereira da Silva Navarro.

Horsemanship – Urias Antônio Barbosa (Tonhão)

Foto: Urias Antônio Barbosa, carinhosamente conhecido como “Tonhão”.

Nascido em outubro de 1955, no munícipio de Garça região centro-oeste do estado de São Paulo conheceremos a história de Urias Antônio Barbosa, mais conhecido como “Tonhão”.

Em 1974, Tonhão conta que iniciou no universo do cavalo, trabalhando em uma fazenda de gados na cidade de Garça, a Fazenda São Mariano, que era propriedade do Senhor Roberto Quartim Barbosa. Nesta fazenda Tonhão iniciou como vaqueiro, e a partir deste momento obtendo seu primeiro contato com o cavalo da raça quarto de milha.

A trajetória de Tonhão como profissional do cavalo, começou quando conheceu o falecido Marcos Toledo, um grande amigo e irmão, que convidou Tonhão para trabalhar de ajudante de treinador das modalidades de Três Tambores e Seis Balizas no Haras Chanceler localizado no município de Itaboraí – Rio de Janeiro, propriedade do Senhor Antônio Carlos Cotrim. Tonhão trabalhou como ajudante por 2 anos, até que obteve a oportunidade de ser um treinador oficial, no qual trabalhou por 3 anos com muito afinco, onde participou de muitos campeonatos, treinando os filhos do proprietário do Haras Chanceler.

“Tenho orgulho de mesmo hoje, aposentado, acompanhar a trajetória de Adriana Cotrim, que continua no mundo do cavalo e passando o seu amor pelo cavalo para sua filha e tenho certeza que vai seguir por várias gerações”, nos conta Tonhão.

Em 1992, Tonhão recebeu o convite de trabalhar no Haras Floriano Varejão, município de Aimorés, interior do estado de Minas Gerais, propriedade dos irmãos Edmilson Siqueira Varejão e Cicinho Varejão. Neste ano através do Campeonato Nacional que estava acontecendo no município de Uberlândia-MG, a Equipe conquistou vários títulos de Campeões, para Tonhão foi um ano com muitas lembranças e momentos inesquecíveis.

“Nesse mesmo ano, meu filho Nehemias Lima dos Santos, mais conhecido como Bileu, com 9 anos se consagrou campeão dos Três Tambores pela primeira vez. Desde então, graças a Deus, por muitos anos tive o prazer de conquistar vários títulos, mas não só eu como toda a equipe do Haras Floriano Varejão” nos conta Tonhão.

No ano de 1997, Tonhão retornou para o estado do Rio de Janeiro, no qual foi para trabalhar no Rancho Ubatã, localizado no município de Maricá, propriedade do Senhor Jacinto Luiz Caetano, no qual construiu um Centro de Treinamento para Iniciantes, trabalhando por 2 anos e trazendo muitas conquistas. Mas em 1999, a saudade falou mais alto e Tonhão retornou ao Haras Floriano Varejão, no qual continua um trabalho de parceria e respeito completando seus 32 anos no Haras.

“Toda a minha trajetória tenho muita gratidão ao, Edmilson, por toda a confiança depositada em mim” completa Tonhão.

Tonhão sempre treinou cavalos para as modalidades de Três Tambores e Seis Balizas, realizando muitas conquistas, sempre com muita fé e gratidão, se orgulhando de suas conquistas dos títulos, recebidos por cavalos que nunca se esquecerá.

“Entre tantos que passaram em minha vida, em especial os animais: Líder da SM, ST Anita, Filito 2 F, Idich 2F e Pepe Ligal FV. Uma das grandes realizações, foi por ter sido campeão das Seis Balizas na primeira Copa dos Campeões. Mas sem dúvidas, a minha maior realização, minha maior vitória e o meu mais lindo troféu é ter meu filho Bileu, que está dando continuidade ao meu legado, sendo um dos melhores treinadores do Brasil, fazendo com que meu nome não seja esquecido, onde ele for sempre será Bileu, filho de Tonhão. Tenho muito orgulho do treinador e homem que meu filho se tornou, e todo esse orgulho se estende a minha neta Mikaella, que também segue o legado e o amor do pai pelo cavalo. Isso, não tem dinheiro que pague”, enfatiza Tonhão.

Atualmente, Tonhão continua no Haras Floriano Varejão, porém na área de Reprodução, acompanhando os passos do seu filho e neta, levando seu legado a diante.

Para as pessoas que estão começando nos dias atuais, muitos ícones que fizeram a diferença no mundo equestre, e que se tornam inspirações para os que ingressam neste universo, Tonhão deixa uma mensagem:

“Que tenha muita garra, que nunca desistam, que independente de títulos, nunca percam a humildade, e o principal, que nunca percam a fé em Deus e a Nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida” finaliza Tonhão.

Homenageado da 5ª Edição Hall da Fama NBHA, Urias Antônio Barbosa “Tonhão”.

Comentários
Please follow and like us:
error
fb-share-icon
Copyright © Todos Direitos Reservados NBHA BRAZIL | Criado Por Guilherme Bais.