Desde 2016, quando a NBHA BRAZIL junto com alguns centros de equoterapia, que hoje fazem parte desta modalidade inclusiva, modalidade essa, que ainda está em processo de regulamentação junto a CBH – Confederação Brasileira de Hipismo começou o incentivo para que os deficientes físicos que praticam equoterapia tenham uma motivação maior através do esporte, e os despertando para o convívio social. A NBHA BRAZIL, teve que reinventar suas competições de maneira que fosse possível a participação mais que importante e especial desses atletas que fazem de cada esforço uma conquista, uma realização pessoal, é muito mais que apenas contornar o Tambor e completar o percurso, é um grito de liberdade, de competência perante a sociedade, são realizações pessoais e individuais de cada praticante.
Bem, essa foi exatamente o Roberto Civita, o Bob do Haras Jamaica sentiu e percebeu quando viu pela primeira vez a realização dessa categoria em janeiro de 2020 na etapa do Circuito Barrel Race, promovido pela NBHA, a sensibilidade de um dos criadores mais renomados do país, casou com o ideal do projeto da modalidade paraequestre de Tambor NBHA BRAZIL, promover mais que o esporte, proporcionar igualdade e inclusão social para os participantes desta categoria. Os centros de equoterapia em sua maioria atendem praticantes de equoterapia de baixa renda, o que muitas das vezes impossibilita a participação dos atletas, apesar dos esforços empregados para modalidade e a participação nas competições, mesmo com toda estrutura e seguro, não possibilitava o pagamento de premiações. Foi, aí que o Bob, teve a idéia de patrocinar a categoria na V Copa Avaré de Tambor e Baliza, através do Haras Jamaica, que já é um parceiro da NBHA BRAZIL de anos, além de estar sempre presente em nossas competições com a participação do seu treinador Roque Osti, um dos Profissionais mais renomado do Esporte.
A V Copa Avaré de Tambor e Baliza que terá a 1° Etapa, nos dia 29 e 30 de Outubro, no Pq. De exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, na cidade de Avaré, serão 10 mil reais para categoria distribuídos nas 4 etapas, para que os nossos paratletas possam sentir além de liberdade e adrenalina proporcionada pelo esporte de 3 Tambores, possam também completar os sentimentos de superação, reconhecimento e vitória.