Totalizando mais de 1.000 senhas, o “valeu boi” foi ouvido por vários vaqueiros que disputaram premiação recorde no Potro do Futuro e Nacional
O Parque das Palmeiras, em Lagarto (SE), foi coroado de êxito mais uma vez na recepção do Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Vaquejada, durante os dias 2 a 6 de dezembro, ratificando o sucesso alcançado em 2017 e 2018. Nesta 17ª versão dos dois maiores eventos oficiais da ABQM, que teve premiação recorde superior a R$ 400 mil, tiveram além do “valeu boi” importantes momentos.
Como disse o anfitrião da festa Geraldo Majella: “o bom filho a casa torna”, este ano o evento foi novamente marcante para ele e seu complexo, pois nestes cinco dias de disputas os campeonatos totalizaram 1.007 inscrições (398 do PF e 609 do NAC), com a participação de 430 competidores montando em 908 animais, oriundos de plantéis de 18 estados.
Conhecido como um dos grandes aficionados pelo Quarto de Milha de Vaquejada, Majella declarou ser apaixonado pela sua família e por ela concretizou seu sonho em idealizar e construir um dos maiores complexos esportivo e social da América Latina.
“O evento deste ano me deixou muito feliz por contribuir mais uma vez para a realização de grandes ações sociais e filantrópicas em prol do estado de Sergipe e, principalmente, para o povo lagartense”, disse Majella. Segundo ele foi o de viabilizar recursos com total apoio da ABQM para construção do Hospital de Amor, em Lagarto (SE), que tem como seu diretor geral com sede em Barretos (SP), o quartista Henrique Prata.
Ações filantrópicas
Majella conta que tudo começou quando realizaram no dia 15 de maio deste ano, em plena pandemia do Covid-19, o 1º Leilão Virtual Quarto de Milha com Amor, contando com a participação de vários criatórios que doaram coberturas de importantes reprodutores da raça, com total arrecadação destinada ao projeto.
Passados praticamente sete meses, a iniciativa tomou corpo neste Potro do Futuro, tendo como palco a arena coberta do Parque das Palmeiras, em solenidade que contou com a presença de Geraldo Majella, Thiago Lima, diretorias da ABQM, ABVAQ e ASQM, além de quartistas de várias regiões e autoridades municipais, estaduais e federais. “Foi um verdadeiro marco histórico com a assinatura do presidente da ABQM, Caco Auriccio, de um protocolo de intenções com a finalidade de arrecadar R$ 1 milhão para viabilizar recursos para construção da unidade do hospital aqui em Lagarto”, destaca Majella.
Outra ação também apontada por ele foi o acordo feito para fomentar a prática da Equoterapia na cidade, através do Projeto Equo ABQM, sendo assinado um contrato de integração com o Centro Lagartense de Equoterapia.
Eventos no Parque das Palmeiras em 2021
E para coroar em grande estilo todo o trabalho executado pela equipe comandada por Majella e Thiago, a diretoria da ABQM aprovou para 2021 a realização das provas de Vaquejada no Parque das Palmeiras, tanto o 12º Congresso, 12º Derby e 5ª Copa dos Campeões – normalmente realizados em março –, quanto o 19º Potro do Futuro e Campeonato Nacional encerrando oficialmente a temporada esportiva.
Texto: Abdalla Jorge Abib – assessoria de imprensa No Galope